Esta página é dedicada à memória do saudoso Thomas Marky.
O evento em homenagem ao seu centenário foi realizado no dia 17/10/19 às 19h30 no Salão Nobre - FADUSP e no Salão Visconde de São Leopoldo. Na ocasião foram lançadas duas obras: Curso Elementar de Direito Romano e Estudos em Memória do Professor Thomas Marky.

THOMAS MARKY – VIDA E OBRA
Budapest, outubro de 1944. A Segunda Guerra Mundial, na frente europeia, aproxima-se de seu fim. Após invadir as fronteiras da Hungria no início desse dramático mês, o Exército Vermelho está às portas da capital magiar. As tropas russas, comandadas pelo Marechal Malinovskij, preparam a sua ofensiva contra a cidade. A capital está prestes a ser tomada, não obstante sua defesa pelo exército alemão e por parte ainda do húngaro.
Na Faculdade de Direito de Budapest, o Catedrático da disciplina de Direito Romano, Prof. Géza Marton, está assaz preocupado com a situação. Com 64 anos, grande jurista, escrevera importantes estudos não só em direito romano, mas, especialmente, em direito civil moderno. Tornara-se autor bastante conhecido internacionalmente, desde a publicação, em 1938, de uma das importantes obras do séc. XX em tema de responsabilidade civil – Les fondements de la responsabilité civile: révision de la doctrine, essai d’un systéme unitaire, Paris, Sirey, 1938 –, escrita diretamente em língua francesa.